Equipe de poda da subprefeitura Lapa realiza trabalho na região
É proibido a qualquer cidadão cortar uma árvore, mesmo que esteja dentro de sua própria casa, pois de qualquer forma trata-se de um bem público. Dependendo do diâmetro do tronco, o corte de uma árvore é uma infração sujeita a multa de R$ 276 a R$ 1.750. A autorização para fazer uma poda ou para corte deve ser requerida por escrito junto à subprefeitura.
Para solicitar a remoção ou a poda de uma árvore é necessário telefonar para o número 156 ou ir à subprefeitura de seu bairro. Os pedidos são avaliados por um engenheiro agrônomo, que escreve um laudo sobre a situação da planta após uma vistoria no local. A partir daí, ele emite um laudo que é assinado pelo subprefeito e publicado no Diário Oficial. Árvores em risco iminente são colocadas como prioridade no momento da avaliação dos processos, e dependendo do laudo do engenheiro podem até ser cortadas imediatamente.
No caso de uma emergência como queda de árvores, o Corpo de Bombeiros deve ser avisado imediatamente pelo telefone 193.
Árvore cai sobre dois carros na Vila Madalena, mas os motoristas saem ilesos do acidente
As tempestades de verão obrigaram a Subprefeitura da Lapa a mobilizar seus engenheiros agrônomos e o Núcleo de Manutenção e Verde para combater a queda de árvores na região. “Já ordenei a contratação de mais três equipes de poda de árvores, mas o procedimento é demorado. Assim que abrir o caixa deste ano, vamos contratá-los”, disse a subprefeita Soninha Francine.
A primeira parte do plano foi fazer uma triagem das solicitações de poda das árvores. “Há até dez pedidos para uma mesma árvore. Havia 4.857 solicitações de poda, mas mais de mil eram repetidos.” Só neste ano, foram feitos 290 pedidos de podas para a Subprefeitura da Lapa.
Soninha disse que está em seus planos convidar a sociedade para participar da poda de árvores e do corte de grama e manutenção de praças. “Pretendemos fornecer ferramentas para que a população nos ajude. Queremos também fazer mutirões de plantio de novas mudas.”
Só em janeiro deste ano, foram registradas 50 quedas de árvores na cidade. Os bairros mais afetados são Butantã, Lapa, Pinheiros, Sé e Vila Mariana, que são também mais arborizados e contam com árvores antigas e de grande porte.
Rede elétrica – Quedas de árvores causam muitos prejuízos e transtornos. Normalmente, a rede elétrica é a mais afetada por esses acidentes causados pelos fortes ventos que acompanham as tempestades de verão.
Segundo Eletropaulo, metade dos cortes de energia da cidade é causada por queda de árvores ou galhos sobre os fios nos meses de verão. Com o período de chuvas, há um salto de 40% nas ocorrências diárias de queda de energia. No verão 2006/2007, houve 88.600 ocorrências de queda de energia. Já entre dezembro de 2007 e março de 2008, esse número cresceu para 96.566.
No último dia 19, mais um caso de queda de árvores quase provocou a morte de duas pessoas que estavam paradas com seus carros no farol. Uma árvore infestada por cupins caiu sobre dois carros, mas não machucou os motoristas.
SOLUÇÂO____ Porque a Prefeitura e o Governo do Estado não lançam um pacote? ________Respire São Paulo!
Bastava que ambos os Governos, aderissem ao gramado, sim calçadas com quadros de Grama e de Cimento, isto absorveria uma boa parte da agua de chuva e dando espaço, para arvores frutiferas ,nas calçadas o que também evitaria estas quedas de arvores imensas.
Estas arvores de grande porte, não podem ser plantadas em baixo de redes eletricas, Porque não plantam elas do lado em que as redes não estão?
QUANTO? O GOVERNO ECONOMIZARIA? E A ELETROPAULO?
Podam sem o minimo controle da lei da gravidade, elas caem.
Solo pobre , com calçadas espalhadas em volta.
Tenho certeza que ,para quem conseguiu proibir o FUMO, Também tem força para acabar com as inundações causadas pelos asfaltos e calçadas construidas a base de concreto puro, sufucando o solo e as arvores.
Tão simples agir basta e lançar a Lei.
E quem nesta Cidade, não gostaria de ter árvores , pássaros e flôres , na porta de casa?


Nenhum comentário:
Postar um comentário